quinta-feira, 26 de março de 2009

Pagode é cultura!

Analisando certas letras de pagode percebi que esta é uma das formas mais eruditas da música brasileira. De vocabulários rebuscados até mesmo a teorias lingüísticas avançadas, os pagodeiros – assim como os taxistas – realmente sabem das coisas!


Observem:

“Ma + conha = Maconha
Maconh + eiro = Maconheiro
Sa + ci = Saci
Saci + zeiro = Sacizeiro”

(A Soma dos muito doidos – Pagodart)


O que o compositor faz nesta estrofe é o que se chama de segmentação, processo feito na análise morfológica de um vocábulo, destacando-lhe a raiz e suas subseqüentes desinências e outros elementos. Repare também na linguagem matemática utilizada, isso sim é que é métrica!

Agora repare nesta:

“Xeque-mate
Joga essa mãozinha em cima e embaixo
Xeque-Mate
Deixa o corpo solto, relaxa”

(Xeque-mate, Harmonia do Samba)


Nesta, além do uso de um vocábulo de origem persa “xeque-mate” que significa “o rei está morto”, que faz parte do jogo de Xadrez, o compositor ainda dá instruções ao vencido sobre como se render: Joga essa mãozinha em cima e embaixo / Deixa o corpo solto, relaxa para que este aja como o rei, que de fato, morreu. Pagodeiro também é enxadrista!

Além disso, muita gente desconhece o fato de que o Pagode é uma vertente da música Gospel. Inclusive os próprios crentes evangélicos muitas vezes atacam-no, bem como a outros elementos da cultura afro-brasileira, sem saber que na verdade estão atacando seus irmãos de fé. Isto se deve a um raso conhecimento da língua inglesa. Eu explico: “Pagode” nada mais é do que uma junção de um vocábulo da língua portuguesa “pa” (para) + um da língua inglesa “God” (Deus), o qual, se aportuguesando, tornou-se “Gode”, ou seja, o Pagode é uma música “Pa God” (“To God” – Para Deus).

Portanto, antes de pensar em xingar um pagodeiro, pense que os “pobres” podem ser “gênios incompreendidos”, muito à frente de seu tempo!

3 comentários:

  1. Gostei ... com certeza são incompreendidos,os caras poderiam está roubando, ou então envolvidos com tráfico de entorpecentes mas estão aí firme e forte propagando alienação a massa, que precisa de diversão também, algo que passa ser compreendido por eles.

    ResponderExcluir