sexta-feira, 27 de março de 2009

Pergunta idiota, tolerância zero?

Eu sempre fui meio Saraiva, aquele antigo personagem do Zorra Total, interpretado pelo saudoso Francisco Millani, cujo bordão era "Pergunta idiota, tolerância zero!", ou seja, quando me faziam perguntas cujas respostas eram óbvias eu respondia com sarcasmo extremo! Confesso que esse comportamento me fez ser tido como antipático em muitos lugares. Bobagem, não?

Mas o tempo passou e eu percebi o quanto eu perdia em me comportar assim. Perdia tempo, gastava saliva a toa e ainda fazia inimigos gratuitamente, a troco de quê? De satisfazer meu ego infame que só pensava em tirar sarro da ingenuidade alheia? Hoje eu vejo que é muito mais econômico dar respostas curtas e diretas nesse tipo de situação. Repare:

Ex. 1 - O elevador está no andar mais baixo de todos, obviamente não tem para onde descer, mas, parece que só você percebe isso:

Zé Mané: - Sobe?
Eu: - Ô!!! Se ele descer mais aqui é pro Inferno!!! - ERRADO.

Repare que na resposta sarcástica foram empregadas 9 (nove) palavras, sem contar na entonação. Veja como pode ser mais simples:

Zé Mané: - Sobe?
Eu: - Sim. - CORRETO.

Uma só palavra foi suficiente para responder a questão de forma cabal e evitou qualquer tipo de atrito.

Ex. 2 - Você chega atrasado a um compromisso:

Zé Mané: - Olha só, achei que você não viesse mais!
Eu: - Imaginaaaaaaaaaaa! É claro que não vim! Eu tô em casa dormindo ainda, você que tá tendo uma alucinação!!! - Errado.

Observe que para responder sarcasticamente a infeliz pergunta foi necessário empregar 18 (dezoito!) palavras. Novamente pergunto, pra quê tudo isso?!

Resolução:

Zé Mané: - Olha só, achei que você não viesse mais!
Eu: - É. - CORRETO.

Com uma única letra a questão foi morta a pauladas, velada e enterrada! O mané não vai nem ter coragem de disparar mais nenhuma piadinha, dado seu tom lacônico!

É isso aí gente, eu sei que o sarcasmo é tentador, mas estamos em tempo de crise, então vamos economizar a saliva e viver em harmonia com os nossos semelhantes! Espero que vocês sigam esses ensinamentos... que a força esteja com vocês!

Um comentário:

  1. Descer pra baixo, subir pra cima, uma metadinha, na sua opinião, esta rua sobre, ou desce, , são de lascar o cano..... com certeza

    ResponderExcluir