
Mas o tempo passou e eu percebi o quanto eu perdia em me comportar assim. Perdia tempo, gastava saliva a toa e ainda fazia inimigos gratuitamente, a troco de quê? De satisfazer meu ego infame que só pensava em tirar sarro da ingenuidade alheia? Hoje eu vejo que é muito mais econômico dar respostas curtas e diretas nesse tipo de situação. Repare:
Ex. 1 - O elevador está no andar mais baixo de todos, obviamente não tem para onde descer, mas, parece que só você percebe isso:
Zé Mané: - Sobe?
Eu: - Ô!!! Se ele descer mais aqui é pro Inferno!!! - ERRADO.
Repare que na resposta sarcástica foram empregadas 9 (nove) palavras, sem contar na entonação. Veja como pode ser mais simples:
Zé Mané: - Sobe?
Eu: - Sim. - CORRETO.
Uma só palavra foi suficiente para responder a questão de forma cabal e evitou qualquer tipo de atrito.
Ex. 2 - Você chega atrasado a um compromisso:
Zé Mané: - Olha só, achei que você não viesse mais!
Eu: - Imaginaaaaaaaaaaa! É claro que não vim! Eu tô em casa dormindo ainda, você que tá tendo uma alucinação!!! - Errado.
Observe que para responder sarcasticamente a infeliz pergunta foi necessário empregar 18 (dezoito!) palavras. Novamente pergunto, pra quê tudo isso?!
Resolução:
Zé Mané: - Olha só, achei que você não viesse mais!
Eu: - É. - CORRETO.
Com uma única letra a questão foi morta a pauladas, velada e enterrada! O mané não vai nem ter coragem de disparar mais nenhuma piadinha, dado seu tom lacônico!
É isso aí gente, eu sei que o sarcasmo é tentador, mas estamos em tempo de crise, então vamos economizar a saliva e viver em harmonia com os nossos semelhantes! Espero que vocês sigam esses ensinamentos... que a força esteja com vocês!
Descer pra baixo, subir pra cima, uma metadinha, na sua opinião, esta rua sobre, ou desce, , são de lascar o cano..... com certeza
ResponderExcluir