sexta-feira, 10 de abril de 2009

Simpsons no RJ

Faz muito, muito tempo que houve uma polêmica quanto a um episódio dos Simpsons em que eles iam ao Rio de Janeiro, e mostraram dentre outras coisas a violência e a pobreza local, o que levou às autoridades a mover um processo contra a emissora Fox, responsável pelo desenho e proibir a exibição do episódio em TV aberta. Outro dia, assistindo na faculdade a um documentário intitulado "Olhar Estrangeiro", feito a partir do livro "O Brasil dos Gringos", de Tunico Amancio, o qual mostra a visão estrangeira do Brasil, refletida em mais de 200 filmes que compõem o livro, me lembrei do referido episódio dos Simpsons, que até então eu nunca havia assistido. Se você também até hoje não assistiu, nem procure no youtube, só o Mukeka te mostra na íntegra!

Watch more Sapo Vídeos videos on AOL Video


Pra dizer a verdade não vi nada de muito grave no desenho. A única parte que achei escrota foi a do menino perseguido pelos macacos, e o carnaval do Rio em via pública (de dia!). Ah, obviamente quem escreveu o roteiro não faz ideia da dimensão geográfica do país. No desenho, parece que o Rio de Janeiro fica pertinho da Amazônia (cativeiro de Homer).

Caso queira, aqui vai o link de todas as temporadas dos Simpsons pra download (o do Brasil é o 15º da 13ª temporada): http://www.upseries.net/2008/01/simpsons.html

O documentário é muito interessante, vale a pena baixar (torrent): http://www.bestdocs.com.br/2009/04/olhar-estrangeiro.html

O referido episódio dos Simpsons "Feitiço da Lisa", do original "Blame it on Lisa", faz referência a um dos filmes mostrados no documentário, "Feitiço do Rio" (Blame it on Rio).
Ah, provavelmente você não vai reconhecer nenhum dos filmes mostrados no documentário (à exceção de Anaconda). Nenhum deles fez, nem faria, sucesso no Brasil hahaha! Aí sim tem produções muito mais sem-noção sobre o Brasil do que os Simpsons, como mulheres de topless nas praias e macacos por toda parte, além de "brasileiros" com sotaques horrorosos e - pasmem- praia em São Paulo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário