quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Dica Cultural

Dica pra quem está em Salvador:

Domingo na Praça promove a Literatura de Cordel

Oficinas e atividades recreativas de incentivo à leitura integram a programação e celebram o folclore brasileiro

No mês de agosto, o projeto Domingo na Praça da Biblioteca de Extensão da Fundação Pedro Calmon abre espaço para a cultura popular nordestina e promove a literatura de cordel. A cada domingo um bairro diferente da cidade será palco de atividades gratuitas de recreação e incentivo à leitura, com a visita da Biblioteca-Móvel, das 8h às 12h. É diversão garantida para toda a família.

O primeiro domingo do mês (2/8) será dedicado ao Dia dos Pais. As crianças poderão aprender a confeccionar gravatas para presentear seus pais, com a oficina ministrada por Érika Sodré Nunes Bastos, no Parque da Cidade. Já no dia 16/8, a garotada poderá ler diversos cordéis, com contos e lendas nordestinas e ainda participar de uma oficina folclórica, com Marina Sales Cardoso, no Dique do Tororó.

Em comemoração ao Dia do Folclore (22/8), a Praça Ana Lúcia Magalhães recebe, no dia 23/8, o Boi Multicor do arte-educador Jorge Conceição e suas atividades de valorização da diversidade étnica. Responsável por mesclar aspectos que valorizam a cultura afro-descendente com histórias e canções de ninar populares, o arte-educador resgata personagens famosos como o Saci-Pererê e a Caipora e os reinventa. O Saci passa a ter duas pernas, ao invés de uma só, e é dono de uma horta orgânica, cultivada junto com a Caipora, uma flautista e educadora infantil que mostra o caminho de volta àqueles que na mata se perdem. Com histórias como “Saci príncipe Encantado”, “Princesa Caipora” e “Zumbi, o Rei dos Palmares”, Jorge Conceição pretende “resgatar a auto-estima de crianças e jovens afros descendentes, que sofrem com a herança cultural que associa tudo o que é preto ou que tem cores escuras a coisas negativas”.

Cordel – No último domingo do mês (30/8), a Lagoa do Abaeté e suas dunas de areia servirão de cenário para uma apresentação do grupo “É Invenções Artísticas”, companhia teatral que trabalha com inovações estéticas. A peça teatral “Literatura popular brasileira – causos, contos e poesia de cordel” terá como foco a literatura de cordel. Para Carina Andréia, atriz e produtora do grupo, “a literatura de cordel está na raiz da literatura brasileira. Ela precisa ser divulgada e exaltada”. Na apresentação, o grupo adaptará cordéis para a linguagem teatral, através de esquetes.

Na Biblioteca-Móvel, o público encontra estantes e mesas repletas de livros e revistas, incluindo obras de vários gêneros das literaturas nacional e estrangeira e infanto-juvenil, além de gibis e jornais. São mais de 500 exemplares. Também serão instalados, em torno do carro, brinquedos educativos que estimulam o raciocínio, a exemplo do xadrez, baralho e gamão, e recreativos, como peteca e boliche.

Serviço:

O quê: Domingo na Praça
Horário: Das 8h às 12h
Onde/Quando: Dia 02 – Parque da Cidade/Pituba

Dia 16 – Dique do Tororó/Tororó

Dia 23 – Praça Ana Lúcia Magalhães/Pituba

Dia 30 – Lagoa do Abaeté/ Itapuã

Mais informações:

ASCOM Fundação Pedro Calmon: (71) 3116-6918 / 6676

Gleide Machado – Diretora do Projeto Domingo na Praça: (71) 3117-6034 / 6035


*Dica da Renatinha
**Se der, a equipe mukeka vai num desses dias e posta aqui como foi! Esperamos encontrar leitores nossos lá!
***Leia este anúncio na íntegra e muito mais na página da Fundação Pedro Calmon.

Um comentário: