quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Momento SUP*

Galera, recebi um e-mail que pode ser útil a vocês. É sobre um cara que foi assaltado e teve seus documentos levados, daí ele cancelou todos os cartões de crédito, cheques, cartão de conta-corrente, etc, esses procedimentos de praxe que todo mundo conhece. Mas isso não foi o suficiente, e é na verdade disso que o e-mail se trata: com os documentos os ladrões foram capazes de abrir contas, fazer compras no crediário, pedir crédito, enfim, fizeram um estrago danado na vida do sujeito, que só foi saber disso quando foi pedir um empréstimo no banco e descobriu que o nome dele estava mais sujo que elefante na lama.

Enfim, a dica do e-mail é a seguinte: existe um recurso que nem todo mundo sabe, o Alerta de Fraude, que serve pra suspender qualquer tipo de transação comercial feita com o nome da vítima até que tudo seja reestabelecido. Para pedir esse serviço, o lesado (no bom sentido!) deve contactar o SPC, SERASA e/ou qualquer outro órgão competente de sua cidade, para avisá-los do ocorrido, assim, sempre que os criminosos tentarem comprar algo em seu nome, a empresa te ligará para confirmar.

Importante também sempre ter uma xerox de seus documentos, cartões de crédito e afins, além de não assinar na parte de trás do cartão (escreva "solicitar rg" ao invés disso) e nunca informe seu número de telefone de casa, nem endereço, se possível utilize os do seu trabalho.

O e-mail é bem longo, cheio de dicas para quem enfrentar essa barra. Ao invés de encaminhá-lo, achei melhor resumir e postar aqui no blog, espero que vocês passem essas informações adiante, e que possamos ajudar alguém!

*Serviço de Utilidade Pública

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