sábado, 15 de agosto de 2009

Haka

A Haka, para quem não sabe, é um nome genérico de danças da tribo Maori, da Nova Zelândia, que se tornou mundialmente famosa por ser executada pelo time dos All Blacks, o melhor time de rugby do mundo. O nome da Haka de guerra que eles executam tradicionalmente é Ka Mate, que significa "Eu morro", contraposto por Ka Ora, "Eu vivo". A música é cantada enquanto os jogadores fazem a dança, que serve para intimidar o adversário.



Há também outras Haka, como a Kapa o Pango, executada desde 2005, em ocasiões especiais. Na minha opinião essa é a mais intimidadora, e também a mais criticada:



Dada à fama da Haka dos All Blacks, outros times de rugby e outros esportes da Nova Zelândia vêm fazendo-a também, inclusive até - pasmem - time de hockey no gelo!

Um comentário:

  1. Ok, já tinham me falado disso, e agora definitivamente eu estou com medo dos neo-zeolandeses.

    Se o objetivo dessa dança é apenas intimidar eles conseguiram. E eu acho que hoje eu não durmo.

    ResponderExcluir